QUARTA, 12/03/2025, 09:05

Gleba Palhano vai contar com novo sistema de monitoramento, a partir de abril

Projeto conta com mais de 70 câmeras e integração com a Guarda Municipal para monitorar principais ruas e entradas e saídas do bairro
 

A Gleba Palhano vai receber um novo sistema de monitoramento por câmeras de segurança. A previsão é que a novidade comece a funcionar em abril. O serviço está sendo implementado pela Associação Alto da Palhano (AAP), entidade sem fins lucrativos que reúne 18 condomínios localizados entre a avenida Ayrton Senna e a PR-445.

São 34 postes equipados com mais de 70 câmeras de alta tecnologia, que vão monitorar o entorno dos condomínios integrantes da AAP e as principais entradas e saídas do Alto da Palhano. Além disso, 5 dessas câmeras são equipadas com o sistema RPV, capaz de reconhecer placas de veículos. O presidente da Associação, Ramon Folego, explica que o monitoramento vai funcionar com o auxilio da Guarda Municipal (GM).

Um decreto municipal viabiliza o compartilhamento de imagens e dados obtidos por câmeras de segurança privadas ou de controle com a GM. O objetivo é potencializar o combate à criminalidade e fiscalizar o código de posturas e o pronto atendimento a situações de urgência e emergência no município.

A GPR Digital é responsável pelo custo de implantação dos equipamentos, de cerca de R$ 150 mil, enquanto a Associação Alto da Palhano vai arcar com o software do sistema, que vai custar R$ 30 mil ao ano, como explica Folego.

A Associação Alto da Palhano atua na manutenção, limpeza e monitoramento de segurança do entorno dos condomínios associados e de áreas públicas como a Praça Pé Vermelho, Praça dos Pioneiros e Praça Pet.

Além da segurança e da manutenção, a AAP promove eventos que fortalecem o senso de comunidade, como a Feira da Palhano, realizada todos os sábados na Praça dos Pioneiros, com gastronomia, hortifruti e artesanato. Por isso, Folego acredita que o novo sistema não auxilia apenas os morados da região, mas é um serviço que beneficia toda a população que frequenta esses espaços.

A AAP também representa os moradores junto às autoridades municipais, garantindo que as necessidades da comunidade sejam atendidas.

 

Com colaboração da estagiária Giovana Valerio

Por Rafael Sanchez

Comentários