QUARTA, 23/01/2019, 18:52

Golpistas são presos após venda de colchões “milagrosos” de até R$ 14 mil para idosos

Esquema foi descoberto em Jaguapitã, na região de Londrina. De acordo com a polícia, produto era ofertado apenas para aposentados em troca de empréstimos consignados.

Três homens foram presos pela Polícia Civil de Jaguapitã, na região de Londrina, nesta semana, acusados de aplicar uma série de golpes contra idosos moradores daquela cidade. De acordo com o delegado Maurício Oliveira Camargo, o trio abordava as vítimas em casa e oferecia o produto: colchões, travesseiros e capas supostamente milagrosos que, em alguns casos, chegaram a custar R$ 14 mil. O preço do produto, conforme o delegado, variava conforme o valor do empréstimo consignado obtido pelas vítimas, todas aposentadas pelo INSS, nas agências bancárias.

Ele explica que os golpistas faziam tudo em nome dos aposentados. Copiavam documentos, assinaturas e, na hora de aprovar o empréstimo, iam junto com eles até o banco, para pegar o dinheiro e já transferir direto para a conta da quadrilha. Para a vítima, sobrava o colchão, que de milagroso não tinha nada, e a dívida bancária, que, conforme o delegado, vinha descontada em parcelas todo mês na aposentadoria.

Foi num desses acompanhamentos que a funcionária do banco desconfiou do golpe. A caixa presenciou o idoso, vítima do “esquemão”, fazendo a transferência do valor do empréstimo, mais de sete mil reais, para a conta do suposto vendedor. Ela chamou a polícia, que fez a prisão do golpista na agência mesmo. Os outros dois foram detidos em um veículo, com formulários da empresa, como destacou o delegado.

Camargo conta, ainda, que a mesma quadrilha, indiciada por estelionato, associação criminosa e crimes contra o idoso e o consumidor, teria agido em outras cidades da região, como Guaraci e Florestópolis, e até em Cascavel, no oeste do estado. O líder da organização, segundo as investigações, seria morador de Bauru, interior de São Paulo, onde mantinha uma empresa supostamente de fachada, denominada Quality Sono. Ele, inclusive, já tem condenações no estado vizinho por crime da mesma natureza.

O delegado de Jaguapitã informa que pelo menos oito idosos foram vítimas dos golpistas na cidade. Ele garante que a delegacia está à disposição para receber ainda mais denúncias.

Por Guilherme Batista

Comentários