Governador confirma compra de câmeras corporais para PM
Foram disponibilizados 20 milhões de reais para compra dos equipamentos.
Após as famílias de Kelvin dos Santos, de 16 anos, e Wender da Costa, de 20, alegarem que houve excesso de força por parte dos policiais militares e prometerem acompanhar as investigações que apuram a conduta da corporação no último sábado (15), no Jardim Leonor, zona oeste de Londrina, o governador Ratinho Júnior, falou sobre a aquisição das câmeras corporais para uso dos policiais, de acordo com o governador, foram disponibilizados 20 milhões de reais para compra dos equipamentos.
Vale ressaltar que a Polícia Militar do Paraná (PM-PR) realizou um período de teste operacional com 300 câmeras corporais em todo o estado em abril do ano passado.
Ratinho Júnior também demonstrou solidariedade às mães dos dois jovens mortos.
O governador ainda ressaltou o pedido feito ao secretário de Segurança Pública, coronel Hudson Leôncio Teixeira, que se reuniu com familiares dos jovens, afirmando que um inquérito foi aberto através da corregedoria da Polícia Militar do Paraná (PMPR), sendo executado em Maringá, com o objetivo de apurar o trabalho dos policiais militares durante a ação que resultou na morte dos jovens.
Ratinho, ressaltou ainda que o Paraná registrou a menor taxa de homicídios da história em 2024, tanto em números absolutos, quanto proporcionais, os índices são os menores desde o início da série histórica, iniciada em 2007.
De acordo com dados do Centro de Análise, Planejamento e Estatística da Secretaria de Estado de Segurança Pública, foram 1.663 homicídios dolosos entre janeiro e dezembro, o que representa uma taxa de 14,06 homicídios por 100 mil habitantes. O número representa uma queda de 9,4% em relação a 2023, quando foram registrados 1.837 assassinatos no Paraná.