Governo abre nova consulta pública para ampliação do Programa Parceiro da Escola
Comunidade escolar de 96 colégios vai decidir nos dias 17 e 18 de novembro se unidades entram no modelo de gestão compartilhada
A secretaria de estado da educação do Paraná publicou uma resolução que define a lista das 96 escolas que vão participar da consulta pública sobre o Programa Parceiro da Escola, com previsão de adesão a partir de 2026.
Na região de Londrina são três colégios que passaram pela etapa da consulta pública, duas escolas em Cornélio Procópio e outras duas em Arapongas.
O programa permite que as unidades contem com o apoio de empresas especializadas na gestão administrativa e de serviços, enquanto a parte pedagógica continua sob responsabilidade da secretaria da educação.
Essas escolas não chegaram a aprovar a proposta ou não atingiram o quórum mínimo na consulta anterior, realizada em 2024. Agora, terão uma nova oportunidade de avaliação nos dias 17 e 18 de novembro, das 8h às 20h, nos próprios colégios.
Podem votar pais, responsáveis, professores, funcionários e estudantes maiores de 18 anos, apresentando documento com foto.
De acordo com a secretaria de estado da educação do Paraná, o novo edital deve ser publicado ainda neste mês para credenciar novas empresas interessadas em participar da gestão escolar.
Atualmente, 82 escolas estaduais já integram o programa. Uma pesquisa divulgada em julho pela Radar Inteligência mostrou aprovação de mais de 86% dos pais e responsáveis. O levantamento também apontou que 84% recomendariam o modelo e mais de 92% avaliam que há cuidado das escolas com os alunos.