Governo facilita crédito para MEIs e caminhoneiros autônomos comprarem veículos
Mudança em medida provisória destina R$ 2 bilhões em garantias para reduzir o risco dos bancos e baratear os juros dos empréstimos
Os microempreendedores individuais (MEIs) de todo o país, incluindo os caminhoneiros autônomos, agora têm uma nova oportunidade para conseguir financiamentos. O governo federal publicou uma nova medida provisória que corrige um texto anterior e inclui explicitamente esses trabalhadores em um programa de crédito focado na compra de veículos. A mudança libera o acesso a uma fatia de até R$ 2 bilhões em garantias de um fundo do governo. Antes dessa correção, o benefício estava limitado apenas a empresas de pequeno e médio porte.
Na prática, a novidade funciona como uma rede de segurança para quem precisa de dinheiro. De acordo com o consultor do Sebrae/PR Sérgio Ozório, esse fundo garantidor, que é gerenciado pelo BNDES, assume parte do prejuízo caso o cliente não consiga pagar as parcelas.
Como o risco para os bancos diminui drasticamente, as instituições financeiras conseguem oferecer juros mais baixos e condições mais acessíveis para o trabalhador na hora de financiar um carro, van ou caminhão, que são ferramentas essenciais de trabalho.
O Sebrae destaca, que os transportadores autônomos e os MEIs sempre foram o foco principal dessas ações de crédito, mas a falta de clareza na lei antiga acabava travando os processos. Com a atualização das regras, os bancos passam a ter total segurança jurídica para liberar o dinheiro.
O objetivo da iniciativa é desburocratizar o acesso ao crédito para que os pequenos negócios consigam renovar suas frotas, modernizar o dia a dia e continuar crescendo.