SEXTA, 05/10/2018, 19:01

Governo nomeia interventores em concessionárias de pedágios investigadas pela Lava Jato

Intervenção teve parecer favorável da Controladoria e da Procuradoria Geral do Estado. Poucas horas depois da nomeação dos interventores, o ministro Gilmar Mendes, do STF, soltou os oito presos pela Operação do Ministério Público Federal.

A governadora e candidata à reeleição Cida Borghetti, do PP, nomeou os responsáveis pela intervenção administrativa nas concessionárias do chamado Anel de Integração do Estado. Seis oficiais da reserva da PM foram nomeados interventores e vão atuar dentro das empresas investigadas pela 55ª fase da Lava Jato. A operação Integração II apura irregularidades e o pagamento de propina na concessão de rodovias federais aqui no Estado. A operação levou para a prisão oito pessoas, entre elas Pepe Richa, irmão do ex-governador Beto Richa.

Foram editados seis decretos determinando o interventor para cada uma das concessionárias investigadas. A decisão teve parecer favorável da Controladoria e da Procuradoria Geral do Estado. Foram nomeados interventores os coronéis Luiz Rodrigo Carstens, na Ecovia de Curitiba; Edison Luiz Feijó, na Rodonorte de Ponta Grossa; Marco Aurélio Paredes, na Caminhos do Paraná em Irati; Jurandi André, na Viapar de Maringá e Oscar Monteiro da Silva, na Ecocarataras, em Cascavel.

Para a Triunfo Econorte, aqui em Londrina, foi nomeado interventor o coronel da reserva da Polícia Militar, Rubens Guimarães de Souza. O oficial, que ficou 35 anos na PM e foi também secretário de Defesa Social de Londrina, explica como vai funcionar a intervenção.

O Governo do Estado também entrou com com um pedido de Tutela Antecipada requerendo o bloqueio de bens das concessionárias e a redução de 50% da tarifa de pedágio. De acordo com os Decretos, os interventores são responsáveis por fiscalizar e determinar o cumprimento dos contratos e impedir qualquer prática ilegal.

De acordo com o interventor da Triunfo Econorte, os valores cobrados continuam os mesmos e, na prática, nada muda para o usuário. O coronel da PM explica que, a princípio, a intervenção não vai exigir a presença dele diariamente na concessionária.

Poucas horas depois da nomeação dos interventores nas concessionárias de pedágios aqui do estado, o ministro Gilmar Mendes, do STF, mandou soltar todos os presos pela Operação. Além de Pepe Richa, também ganharam Habeas Corpus outros sete investigados pelo Ministério Público.

Comentários