QUARTA, 23/12/2020, 17:30

Governo oferece 3% de desconto para motorista que pagar IPVA 2021 à vista no Paraná

Também vai ser possível parcelar imposto em até cinco vezes. Calendário de pagamento começa em 18 de janeiro.

O motorista paranaense que optar pagar o IPVA 2021 à vista vai ter 3% de desconto. Mas, para aproveitar o benefício, o contribuinte precisa ficar atento, uma vez que a data de pagamento varia conforme a placa do veículo. O calendário com todas as datas já foi divulgado pela Secretaria Estadual de Fazenda, e a CBN faz questão de replicá-lo nesta reportagem para manter o contribuinte bem informado.

O calendário terá início em 18 de janeiro, para veículos que têm placas que terminam com os números 1 e 2. Para o final 3 e 4, a data de pagamento é o dia 19 de janeiro; 4 e 6, 20 de janeiro; 7 e 8, dia 21; e 9 e 0, dia 22 de janeiro.

Em entrevista à CBN, o economista Marcos Rambalducci lembrou que o IPVA é um dos principais impostos do ano, e que, se o contribuinte tiver a quantia guardada, vale muito a pena fazer o pagamento à vista e aproveitar o desconto.

Outra opção dada ao contribuinte é o parcelamento do imposto em até cinco vezes sem juros em 2021. A Secretaria Estadual de Fazenda também divulgou um calendário com as datas de pagamento. Para os donos de carros que têm as placas terminando em 1 e 2, a primeira parcela vence em 18 de janeiro; a segunda em 18 de fevereiro; a terceira em 18 de março; a quarta em 19 de abril; e a quinta em 18 de maio. Para os finais 3 e 4, 5 e 6, 7 e 8, e 9 e 0, as primeiras parcelas vencem em 19, 20, 21 e 22 de janeiro, respectivamente, e as demais vão precisar ser pagas praticamente na mesma época dos meses de fevereiro, março, abril e maio. A data exata varia entre os dias 19 e 26, dependendo do mês.  O calendário completo pode ser acessado no site da Secretaria de Fazenda do Paraná, que é o www.fazenda.pr.gov.br.

Rambalducci alerta que, para quem vai parcelar, é preciso ficar atento com as datas certas, já que, se a parcela vencer, o motorista vai ter que lidar com a despesa extra dos juros.

Por Guilherme Batista

Comentários