TERCA, 26/05/2020, 18:17

Guarda Municipal recebe mais de 400 denuncias em menos de uma semana

As principais ações são em estabelecimentos comerciais que não cumprem medidas de decreto contra a transmissão do novo Coronavírus e espaços públicos com aglomerações.

O decreto do prefeito Marcelo Belinati na semana passada fez a prefeitura de Londrina, por meio da Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Fazenda e Vigilância Sanitária, intensificar a fiscalização em estabelecimentos comerciais que estivessem em desacordo com as ações de prevenção à transmissão do novo Coronavírus.

Em menos de uma semana foram registradas mais de 440 denuncias de irregularidades.

São denuncias de aglomeração de pessoas, festas, comércio, falta de uso de máscaras, distanciamento social, torneios de pipa, futebol, entre outras.

De acordo com o Secretário de Defesa Social, Pedro Ramos, as pessoas insistem em descumprir as medidas e estão sendo notificadas e se reincidentes serão multadas.

Dentre o total de denúncias, foram registrados 105 termos de notificação e autuação, sendo 70 termos relacionados às denúncias de comércios abertos com atendimento ao público em horário irregular, em desobediência ao estipulado no decreto municipal; 25 termos referentes às denúncias de eventos proibidos, orientações de distanciamento social, e falta de medidas de profilaxia; e outros 10 sobre o não uso da máscara.

A Guarda Municipal de Londrina registrou a doação de 70 máscaras para pessoas que alegaram não terem condições para adquirir.

Em algumas situações a população resiste à abordagem dos agentes da Guarda Municipal.

A central 153 da Guarda Municipal continua à disposição para recebimento das denúncias. O serviço funciona 24 horas por dia.

Por Bruno Carraro

Comentários