QUINTA, 15/02/2024, 17:00

Homem é preso por pesca com rede no Lago Igapó durante a piracema

Pescador foi multado em R$ 1,500. Tilápias e Tucunarés foram apreendidos.

O homem preso as margens do Lago Igapó, realizava uma pesca irregular com uso de uma rede durante o feriado de Carnaval. Essa situação foi identificada no primeiro momento pelas câmeras da Guarda Municipal, que imediatamente foram até o local.

O cidadão foi encaminhado até a delegacia de flagrantes com 15 metros de rede, além de quase 5 kg de peixe, entre Tilápias e Tucunarés. O homem foi liberado após assinar um termo circunstanciado e pagar multa de R$ 1.500.

De acordo com a Guarda Municipal e a Força Verde, duas ilegalidades foram cometidas neste caso, pescar em período de piracema, e uso de rede, que é considerada uma pesca predatória, permitida apenas para pescadores profissionais que neste período (piracema), também ficam restritos a pesca.

A piracema, cujo significado é "subida dos peixes", inicia entre outubro e novembro, marcando o momento em que a pesca é suspensa. A partir de 29 de fevereiro deste ano, a pesca será autorizada novamente, marcando o término da piracema, um período em que os cardumes nadam contra as correntes para a reprodução. O calendário valido em todo o Brasil, visa apoiar o processo reprodutivo e evitar a extinção de espécies.

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários