TERCA, 17/08/2021, 18:17

Ibiporã prepara projeto de escola pública bilíngue para ensino infantil e fundamental

Para secretário de Educação, iniciativa pode contribuir para retomada consistente da alfabetização de alunos que tiveram dificuldades durante período remoto.

Um acordo firmado entre a prefeitura de Ibiporã e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina (Fauel) vai possibilitar que a cidade dê início ao projeto que prevê a implantação do ensino bilíngue na cidade. A modalidade pretende fazer com que os alunos aprendam um segundo idioma, integrado a outras atividades e disciplinas.

A escola que vai fazer parte da iniciativa ainda não foi definida. Em um primeiro momento, a proposta é que alunos do nível infantil e fundamental 1 sejam contemplados pelo método de ensino, em período integral e de forma gradativa.

De acordo com a administração municipal, será a primeira escola pública do Paraná neste formato. O secretário de Educação, Antonio Prata Neto, explica que a novidade deve ampliar o acesso à modalidade bilíngue e oferecer mais oportunidades aos alunos atendidos.

O projeto conta com um orçamento de R$ 250 mil para implantação da escola bilíngue. As aulas vão ser ministradas por professores da rede municipal de Ibiporã e a Fauel, parceira da prefeitura na iniciativa, vai realizar a formação da equipe pedagógica que vai atuar na modalidade de ensino, além de acompanhar o desenvolvimento do programa.

Antonio Neto considera que o avanço do ensino em dois idiomas no município pode ainda trazer benefícios no processo de retomada da alfabetização, visto que algumas crianças apresentaram dificuldades de aprendizagem durante o período de aulas remotas.

A primeira etapa do projeto prevê que 50 professores sejam atendidos pela formação. Já no caso dos alunos, até 250 crianças, do berçário ao 2º ano do ensino fundamental, vão poder se matricular na unidade de ensino bilíngue em Ibiporã.

Por Victor Assis

Comentários