QUARTA, 14/06/2017, 19:34

Imagens de Nossa Senhora são destaque no tapete de Corpus Christi da Paróquia Imaculada Conceição

Em função do Ano Mariano, que comemora os 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, todos os desenhos desse ano evocam a figura de Maria.

A tradição dos tapetes de sal e grosso e pó de serra coloridos da Paróquia Imaculada Conceição continua. O trabalho no feriado de Corpus Christi começa cedo. Por volta das 5 da manhã, muitos fiéis já iniciam a montagem dos tapetes. A novidade este ano fica por conta dos desenhos, todos em homenagem a Nossa Senhora. Os 10 tapetes confeccionados trazem imagens de Maria em diferentes momentos. O padre Paulo Rorato explica que o tema foi escolhido por conta da celebração do Ano Nacional Mariano, que comemora os 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

O grande tapete de Corpus Christi começa em frente à igreja e segue até o estacionamento da paróquia, dois quarteirões depois. Exatamente o mesmo percurso da procissão. Os desenhos são feitos em cima de uma lona para evitar sujar as ruas e o contato do material com o asfalto. O padre Rorato afirma que a tradição dos tapetes é uma forma de reverenciar o valor da eucaristia.

A missa na Paróquia Imaculada Conceição começa às 10h, seguida da procissão do Santíssimo Sacramento. Em caso de chuva, a procissão será cancelada.

Na paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, há cinco anos, o pó de serra e o sal grosso deixaram de ser usados para a confecção dos tradicionais tapetes. Uma preocupação com o meio ambiente, explica uma das responsáveis pela organização da festa, Adriana Andrade. Depois de experimentarem alguns tipos de materiais, os fiéis da igreja acabaram optando pelo papel.

Adriana explica que, por sugestão do padre Romão, os temas desse ano estão bastante variados. São cerca de 900 metros de desenhos variados ao longo do trajeto da procissão.

Adriana Oliveira diz que após a limpeza das ruas, todo o material recolhido será doado.

Comentários