QUARTA, 05/09/2018, 19:18

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica não tem bons resultados em todo o País

Mas Londrina consegue ficar acima da média nas séries iniciais.

No ensino médio, nenhum estado no País atingiu a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB em 2017.  Dados apresentados pelo Ministério da Educação nessa semana apontam que o índice avançou apenas 0,1%.

Esse índice é balizador para sabermos se a educação no Brasil nas escolas públicas avançou ou não.

Em Londrina, o índice conquistado avançou nas séries iniciais com a melhor marca 6,8, nas séries iniciais do  1º ao 5º ano. Já do 5º ao 9º ano do ensino fundamental ficaram com média 4,9.

O Paraná não conseguiu atingir a meta e pontuou com nota 4.

De acordo com a professora de educação na UEL, doutora e pesquisadora de educação, Ednéia Consolin Póli, os resultados não satisfatórios apontam à falta de políticas públicas e incentivo à educação.

Segundo Ednéia Póli, o professor e o aluno devem se atentar ao todo e sentirem-se parte da escola. A junção da comunidade, família e escola aumenta a possibilidade de crescimento, de conhecimento e aprendizado.

O nível socioeconômico também deve ser avaliado na opinião da doutora em educação, e o Brasil está bem abaixo de outros países em diversos setores a avaliação deve ser feita sim, na opinião de Ednéia, mas com alguns ajustes que poderiam ser base para avanço de estudos.

O Ideb é divulgado pelo Ministério da Educação a cada dois anos.

Por Bruno Carraro

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