Índice de Desenvolvimento da Educação Básica não tem bons resultados em todo o País
Mas Londrina consegue ficar acima da média nas séries iniciais.
No ensino médio, nenhum estado no País atingiu a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB em 2017. Dados apresentados pelo Ministério da Educação nessa semana apontam que o índice avançou apenas 0,1%.
Esse índice é balizador para sabermos se a educação no Brasil nas escolas públicas avançou ou não.
Em Londrina, o índice conquistado avançou nas séries iniciais com a melhor marca 6,8, nas séries iniciais do 1º ao 5º ano. Já do 5º ao 9º ano do ensino fundamental ficaram com média 4,9.
O Paraná não conseguiu atingir a meta e pontuou com nota 4.
De acordo com a professora de educação na UEL, doutora e pesquisadora de educação, Ednéia Consolin Póli, os resultados não satisfatórios apontam à falta de políticas públicas e incentivo à educação.
Segundo Ednéia Póli, o professor e o aluno devem se atentar ao todo e sentirem-se parte da escola. A junção da comunidade, família e escola aumenta a possibilidade de crescimento, de conhecimento e aprendizado.
O nível socioeconômico também deve ser avaliado na opinião da doutora em educação, e o Brasil está bem abaixo de outros países em diversos setores a avaliação deve ser feita sim, na opinião de Ednéia, mas com alguns ajustes que poderiam ser base para avanço de estudos.
O Ideb é divulgado pelo Ministério da Educação a cada dois anos.