SEGUNDA, 30/03/2020, 19:03

Instituto de Tecnologia do Paraná começa a produzir álcool antisséptico para ser usado pelo governo

Capacidade inicial de 150 litros diários será ampliada para até 1.000 litros quando planta industrial estiver em pleno funcionamento.

O Tecpar, Instituto de Tecnologia do Paraná, começou a produzir dois tipos de álcool antisséptico: o etílico 70% e o etílico 80% glicerinado para fornecer ao Governo do Estado. Os dois produtos são muito usados na higiene das mãos e acabam sendo fundamentais para o combate da Covid-19.

Na semana passada, a produção foi autorizada pela Vigilância Sanitária de Curitiba, mas a distribuição do material só deve começar depois de uma nova inspeção, prevista para esta quarta-feira. Os lotes do álcool antisséptico vão ser distribuídos para o Governo do Estado, já que o produto não pode ser comercializado.

O governador Ratinho Junior ressaltou o esforço de toda a máquina pública estadual no combate da Covid-19, falou em sincronia e afirmou ainda que essa soma de esforços é fundamental para o Paraná superar o momento de crise.

O laboratório do Tecpar tem capacidade de fabricar 150 litros por dia dos dois produtos e existe ainda a possibilidade de ampliar a produção para até 1.000 litros diários quando a planta industrial estiver em pleno funcionamento.

O diretor-presidente do Instituto, Jorge Callado, destaca que a fabricação dos dois produtos exigiu uma adaptação da planta industrial e esforços de todas as áreas do Tecpar.

O álcool 80% glicerinado é menos agressivo à pele e por isso mais recomendado para uso frequente, principalmente pelos profissionais da área. A OMS orienta que, em caso de falta do álcool em gel, o glicerinado é o produto mais indicado, e tem a mesma eficácia do álcool 70%.

Comentários