SEGUNDA, 25/04/2022, 17:41

Intenção de Consumo das Famílias paranaenses cai após nove meses de alta

Pesquisa da Fecomércio mostra ainda que famílias de baixa renda pretendem reduzir compra de bens duráveis.

Foram nove meses consecutivos de alta, mas, em abril, o Índice de Intenção de Consumo das Famílias paranaenses sofreu uma retração. Foi o que mostrou a pesquisa elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e pela Fecomércio Paraná. Segundo o levantamento, o indicador caiu 0,8% entre março e abril. Mesmo com a queda registrada, o Índice se mantém em um patamar considerado satisfatório, de acordo com a pesquisa. Quando comparado ao mesmo mês do ano passado, a alta chegou bem próxima dos 9%.

Rodrigo Schmidt, coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio, diz que entre os sete fatores que compõem a Intenção de Consumo, tiveram elevação mensal o indicador de Emprego Atual, 1,5%, e Perspectiva Profissional, 2,7%.

De acordo com a pesquisa, as famílias de menor renda são as que mais pretendem reduzir o gasto com bens duráveis. A redução no indicador, em 30 dias, foi de mais de 12%. Já na comparação anual, a queda passou de 25%.

Outro quesito, o Acesso ao Crédito, apresentou retração de 3,2% na comparação com abril de 2021. Isso pode ser explicado, afirma o coordenador da Fecomércio, principalmente pelo encarecimento do crédito provocado pelo aumento constante da taxa Selic.

Quando perguntados sobre o fator Emprego Atual, que avalia o cenário em relação ao ano anterior, pouco mais de 43% dos entrevistados responderam que a situação é a mesma, mas o subindicador manteve o ritmo de crescimento pelo sétimo mês consecutivo, e a tendência é de melhora.

No aspecto Perspectiva Profissional, também alta, principalmente na comparação com o ano passado, que registrou aumento de pouco mais de 28%. É o terceiro mês consecutivo que o indicador se mantém em patamar satisfatório e o oitavo mês de crescimento.

Comentários