QUINTA, 02/05/2019, 19:15

Intenção de consumo das famílias paranaenses recua em abril, revela pesquisa da Fecomércio

Indicador tem baixa pelo segundo mês consecutivo, mas ainda é maior que o de abril do ano passado.

O indicador da Intenção de Consumo das Famílias paranaenses, a ICF, elaborado pela Confederação Nacional do Comércio, e divulgado pela Fecomércio, registrou uma redução de 1,5% em abril na comparação com março e chegou a pouco mais de 111 pontos.

Fatores como acesso ao crédito, nível de consumo atual, perspectiva de consumo e o momento para compra de bens duráveis, deixaram a ICF mais baixa em abril em comparação com março.

A coordenadora de Pesquisas da Fecomércio, Priscila Andrade, afirma que a redução gradativa, por dois meses seguidos, revela uma certa falta de segurança do consumidor.

Em relação a abril do ano passado, a alta no indicador de Intenção de Consumo das Famílias paranaenses foi de 1,6%.

Para a coordenadora de Pesquisas da Fecomércio, a mudança no comportamento do consumidor em março e abril de 2019 está relacionada também à situação político-econômica do país e às dívidas feitas pelos consumidores nos dois primeiros meses do ano.

O levantamento revelou ainda que a Intenção de Consumo das Famílias reagiu negativamente em todas as classes econômicas entre março e abril. A redução mensal foi de 1,8% entre as famílias com renda de até dez salários mínimos e de 1,6% nas famílias com renda acima desse patamar.

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