QUARTA, 08/11/2023, 14:00

Ippul encaminha à Câmara adaptação para futuro contorno leste ao projeto do Sistema Viário

Objetivo do órgão de planejamento urbano é atender futuras demandas da rodovia que pode ser inserida na concessão do pedágio

O Ippul (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina) encaminhou alterações no texto e nos mapas que estão em anexo na Lei do Sistema Viário, em trâmite na Câmara Municipal de Londrina. O objetivo é adaptar vias urbanas e estradas rurais ao projeto do futuro ‘Contorno Leste’. A obra de infraestrutura pretende desviar o fluxo de caminhões pesados da região central de Londrina, ligando à PR-445 até BR-369 perto da Ceasa no limite com Ibiporã.

A obra do contorno é uma reivindicação de alguns setores da sociedade civil e poderá ser incluída nos lote 3 ou 4 de concessões de pedágio a partir de 2024.

O presidente do Ippul, Gilmar Domingues Pereira, informou que o substitutivo prevê outras ligações de vias arteriais nas regiões sul e sudeste da cidade e readequação dessas ligações.

Entre as vias estruturais, que pode ligar o futuro Contorno Leste e o aeroporto do Londrina, está a Estrada do Limoeiro. Neste traçado de mais de 5 quilômetros serão feitos alguns ajustes na geometria.

O texto do Sistema Viário também prevê que não será feita a duplicação da Avenida Duque de Caxias entre a Avenida Brasília e JK, mas o mapa não estava atualizado. Neste substitutivo enviado à Câmara também foi feito uma retificação no mapa geral da lei complementar do Plano Diretor.

Comentários