QUINTA, 04/09/2025, 17:33

IPPUL prevê abertura de terceira faixa para a Rua João Wyclif

Projeto já foi finalizado; objetivo é desafogar o trânsito em frente a uma área escolar

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPUL) finalizou um projeto que visa a abertura de uma terceira faixa na Rua João Wyclif, na Gleba Palhano, zona sul de Londrina.

Atualmente, a Rua João Wyclif, que segue do Lago Igapó 2 até o semáforo para o cruzamento com a Avenida Madre Leônia Milito, possui duas faixas trafegáveis e uma terceira que divide as pistas.

De acordo com Alexander Hulsmeyer, arquiteto e diretor de trânsito e sistema viário do IPPUL, com base em demandas da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) e de uma escola localizada na região, o objetivo é criar uma faixa a mais que seja transitável.

O projeto realizado pelo IPPUL foi entregue em caráter de urgência. A ideia é contemplar o aumento do número de vias trafegáveis, sendo duas faixas descendo sentido Lago Igapó e uma subindo sentido à Avenida Madre Leônia Milito.

O arquiteto do IPPUL alega que o foco da alteração, em autorizar duas faixas descendentes e uma subindo, é para que não haja obstrução total, em nenhum horário do dia, do trecho que se encontra em frente ao colégio.

Vale ressaltar que o projeto faz parte de um pacote de intervenções para garantir mais fluidez ao trânsito e segurança aos pedestres, somada às recentes alterações no trânsito da Rua Ernâni Lacerda de Athayde, também na Gleba Palhano.

O papel do IPPUL é somente repassar o projeto ao órgão executor, que por sua vez analisa os aspectos estruturais e de trânsito para viabilizar o projeto com os setores envolvidos.

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários