TERCA, 30/06/2020, 16:36

Laboratório de Análises Clínicas do HU recebe mais uma remessa de testes da Covid-19

Coordenador da unidade diz que nove mil exames devem ser suficientes para aproximadamente 45 dias.

Com a chegada dos novos kits, o estoque do Laboratório de Análises Clínicas do HU, que estava próximo do fim, voltou a ser reabastecido. Entre a segunda e a terça-feira um novo lote com dois mil exames, comprados pela Prefeitura, chegou a Londrina.

No total, foram adquiridos mais de nove mil kits, mas eles vão chegando, de acordo com a necessidade, explica o coordenador do laboratório de análises clinicas do HU, José Wander Breganó. Esse volume, segundo ele, deve ser suficiente para aproximadamente 45 dias, já que a unidade tem capacidade de fazer 200 testes diários da Covid-19.

A média tem sido de 150 exames diários, explica o coordenador do laboratório. Mas esse número varia, a depender da quantidade de casos sintomáticos da doença que entram na rede pública. Na segunda e na terça-feira, por exemplo, foram 130 testes RT-PCR por dia.

No primeiro lote comprado pela Prefeitura foram quatro mil exames. Desse total, restam ainda cerca de 300 no HU, diz Breganó. O coordenador explica que os kits que chegaram utilizam um novo reagente, uma tecnologia diferente, mas ele garante que têm a mesma qualidade do produto anterior.

Wander Breganó afirma ainda que o Lacen, em Curitiba, continua realizando exames da Covid-19 aqui para Londrina, além do HU.

O Laboratório de Análises Clínicas do HU foi criado há 15 anos e é atualmente responsável pelos diagnósticos de exames de uma série de doenças para toda a região norte e noroeste do estado.

Comentários