SEGUNDA, 01/10/2018, 17:30

Ladrões invadem Museu do Café de Ibiporã e levam espingarda e objetos do acervo

Secretário de Cultura da cidade diz que Polícia já foi acionada e pede ajuda da comunidade para tentar identificar ladrão e recuperar objetos.

O roubo foi no início da manhã de domingo. Por volta das 6h, o bandido destruiu uma porta e levou dois objetos doados por pioneiros da cidade, uma espingarda e um rádio antigo, que faziam parte da exposição permanente do acervo do Museu do Café, que é cercado e tem monitoramento e alarme.

O secretário de Cultura de Ibiporã, Agnaldo Adélio, diz que o roubo já foi comunicado à polícia e o seguro do prédio será acionado. Segundo ele, o Museu do Café já foi alvo de pichações e outros pequenos furtos, mas nunca nessa proporção. Em outubro de 2015, o espaço foi cercado com grades, o que reduziu os problemas por um tempo.

Agnaldo Adélio faz um apelo a quem tiver alguma informação sobre os autores do roubo ou sobre algum dos objetos levados.

O secretário afirma que o roubo entristeceu os funcionários da Secretaria e toda a equipe do Museu, que fica no mesmo prédio onde funcionava a antiga estação ferroviária da cidade e é visitado com freqüência por escolas e turistas que querem conhecer um pouco mais sobre a história de Ibiporã e do café aqui na região.

Segundo o secretário, as duas peças têm valor apenas histórico, mas nenhum valor monetário.

O Museu do Café e o Museu Histórico de Ibiporã passaram por reformas recentemente, entre 2010 e 2012, com recursos federais e parte de uma contrapartida do Município.

Além de acionar a Polícia Militar pelo 190, qualquer denúncia sobre o roubo pode ser feita também pelos telefones 3178-0215 e 3178-0216.

Comentários