QUINTA, 14/10/2021, 17:40

Laudo do IAT confirma: baixa oxigenação causou mortandade de peixes no Lago Norte, em Londrina

Problema pode ter sido causado por despejo irregular de esgoto nas águas, mas responsáveis pelo dano ambiental ainda não foram identificados.

A baixa oxigenação da água causou a morte de dezenas de peixes no Lago Norte, em Londrina, no último dia 21. Pelo menos é isso o que aponta o laudo divulgado na quarta-feira (13) pelo Instituto Água e Terra, que recolheu amostras da água do lago após o episódio para análise. Além dos peixes mortos, as águas estavam escuras e exalavam um cheiro forte de podridão.

O IAT analisou as amostras levando em conta a presença de materiais químicos e orgânicos no Lago Norte. Enquanto o primeiro teste apresentou resultado dentro do permitido, o segundo apontou para uma grande quantidade de materiais orgânicos nas águas, o que pode ter causado a baixa oxigenação. A suspeita é de que esse material tenha ido parar no lago por meio de despejos irregulares de esgoto.

O biólogo da Secretaria Municipal do Ambiente, Jonas Henrique Pugina, confirmou a suspeita, mas garantiu que, até o momento, nenhum ponto de derramamento ilegal foi localizado no entorno do lago.

Ele garantiu ainda que a Sema continua vigilante, de olho em possíveis despejos pontuais nas águas do Lago Norte, e pediu a ajuda da população no trabalho de identificação dos possíveis responsáveis por todo esse dano ambiental.

Por Guilherme Batista

Comentários