Lei restringe circulação de caminhões pesados em Rolândia
Regra entra em vigor nessa quinta e prevê credencial especial para veículos autorizados
Entra em vigor nessa quinta-feira (8), a lei municipal que restringe o tráfego de veículos pesados na área urbana de Rolândia.Caminhões de moradores da cidade, de empresas com sede no município ou que estejam realizando carga e descarga precisarão solicitar uma Autorização Especial de Tráfego, a chamada AET, junto à Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Mobilidade Urbana, a SESTRAN. A liberação será analisada caso a caso, seguindo critérios definidos pela secretaria.
A medida tem como objetivo aumentar a segurança no trânsito, reduzir congestionamentos e também preservar o asfalto das ruas e avenidas, já que o tráfego de veículos pesados acelera o desgaste da pavimentação.
Placas informativas já foram instaladas na cidade, indicando as rotas obrigatórias para caminhões com três eixos ou mais. Esses veículos deverão utilizar os contornos sul, pela PR-986, e norte, pela PR-323, com acesso pela Avenida Esplanada e pelas rotatórias do Auto Posto Via Sul e da Indústria Dori.
A fiscalização será feita pelos agentes de trânsito da SESTRAN, em conjunto com a Polícia Militar. No primeiro dia de vigência da lei, a ação será educativa, com orientação direta aos motoristas.