QUINTA, 11/01/2018, 19:13

Levantamento aponta queda nas inclusões no cadastro de devedores em 2017

Segundo balanço do SPC e ACIL, aumentos nas inclusões no último trimestre ajudaram a frear resultado ainda melhor.

Apesar do aumento na entrada de consumidores no cadastro no último trimestre do ano e do recorde de dezembro, de mais de 52% de crescimento, 2017 fechou com uma redução de cerca de 8% no número de pessoas incluídas na lista de devedores do Serviço de Proteção ao Crédito e da ACIL. O recorde negativo de inclusões em dezembro acabou provocando uma redução no saldo positivo do ano, mas não conseguiu reverter o cenário.

O consultor da ACIL Marcos Rambalducci avalia que o mês de dezembro fugiu do padrão registrado em 2017 e que, no geral, a queda nas inclusões ao longo do ano reflete uma melhora na disciplina financeira do consumidor londrinense.

O balanço do SPC e da ACIL também mostrou que em relação às exclusões do cadastro, dezembro registrou uma queda de pouco mais de 9%. O ano também fechou registrando uma redução de 5,5% nas saídas do cadastro pela quitação da dívida.

O consultor da ACIL avalia que o dado é preocupante e mostra uma certa dificuldade do consumidor em quitar as dívidas.

Para Rambalducci, a recuperação da economia e a retomada na criação de postos de trabalho, criam uma expectativa positiva para 2018.

Mas o consultor da ACIL afirma que os índices de inadimplência devem aumentar nos primeiros meses do ano, resultado das compras do fim de 2017 e dos impostos que vencem agora em janeiro.

Comentários