QUARTA, 28/06/2017, 19:35

Levantamento da Fecomércio mostra que confiança das famílias paranaenses tem alta de 12% em junho

Dados revelam que foi entre as famílias com menor renda que a intenção de consumo registrou a maior queda.

Em uma escala que vai de 0 a 200, o indicador de Intenção de Consumo das Famílias paranaenses registrou pouco mais de 91 pontos em junho. Apesar da queda de pouco mais de 3% em relação a maio, o indicador divulgado pela Fecomércio apresentou alta de 12% na comparação com junho de 2016. De acordo com o levantamento, a Intenção de Consumo das Famílias paranaenses ficou acima da média nacional, que é de 77 pontos. Segundo a Fecomércio, apesar da elevação, em parte pelo esforço do governo em incentivar o aumento do consumo, o índice ainda não atingiu uma pontuação positiva, que é acima dos 100 pontos. Mas o diretor de Planejamento e Gestão da Fecomércio, Rodrigo Rosalen, diz que a elevação superou as expectativas.

Na variação anual, a Perspectiva profissional, um dos componentes do índice, mostrou uma redução de mais de 13%. Já a Perspectiva de Consumo, que avalia a tendência de gastos, teve um crescimento considerável de quase 66% em relação a junho do ano passado. Rosalen destaca que as famílias com maior renda tiveram desempenho positivo quando comparado a maio, passando de 92 pontos em maio para 95 neste mês. Segundo o diretor da Fecomércio, foi entre as famílias com menor renda que o indicador registrou a maior queda na intenção de consumo, mais de 4 pontos.

A pesquisa mostrou ainda que o indicador que mede a percepção do consumidor para a compra de bens de maior valor agregado registrou queda em junho e que a tendência do paranaense é de ser mais cauteloso com esse tipo de compra nos próximos meses.

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