TERCA, 11/11/2025, 10:47

Londrina contará com voos diretos para Maceió no período de férias

Serão oito partidas semanais, de 14 de dezembro até 1º de fevereiro de 2026

A partir do dia 14 de dezembro, o londrinense terá mais uma opção de voo fora das tradicionais rotas para São Paulo, Campinas e Curitiba. A Azul Linhas Aéreas vai operar um voo direto para Maceió, capital de Alagoas, no litoral nordestino brasileiro.

O destino não é novidade para Londrina. No mesmo período do ano passado, a capital alagoana também foi escolhida como rota direta a partir do Aeroporto Governador José Richa. No meio deste ano, durante as férias de julho, os destinos selecionados foram Porto Seguro e Recife.

Serão oito viagens diretas para Maceió, sempre aos domingos, com saída às 18h25 e chegada às 21h30, em um percurso de aproximadamente 3h05min. A operação será realizada em uma aeronave Airbus A320neo, com capacidade para 174 passageiros, além da tripulação.

Quem pretende aproveitar as férias no litoral nordestino deve preparar o bolso. Para embarque no dia 14 de dezembro, com retorno no dia 21 do mesmo mês, o valor fica em torno de R$ 1.500 por trecho, ou seja, R$ 1.500 para ir e R$ 1.500 para voltar.

A partir de 28 de dezembro, esse valor praticamente triplica, passando para cerca de R$ 4.160 por trecho. Os voos seguem até 1º de fevereiro de 2026.

No mesmo período de 2024, além de Maceió, a Azul também disponibilizou voos diretos para Porto Seguro, no sul da Bahia. Para este ano, apenas a capital alagoana consta no Manual do Sistema de Registro de Operações (SIROS) da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou, em nota à CBN Londrina, que a instalação do ILS (Sistema de Pouso por Instrumentos) segue o cronograma, e a inauguração do equipamento está mantida para 10 de dezembro, aniversário do município.

Os dois elementos-chave do ILS já estão sendo montados. O localizer, instalado próximo à cabeceira da pista, emite um feixe de rádio que indica ao piloto se a aeronave está alinhada com o eixo da pista. Já o glide slope, posicionado ao lado da pista, fornece a referência de inclinação da descida, indicando se o avião está muito alto ou muito baixo na aproximação. Juntos, atuam como um “GPS de precisão” para o pouso, permitindo a operação mesmo com baixa visibilidade.

É importante lembrar que, apesar da inauguração prevista para o aniversário de 91 anos de Londrina (10/12), o ILS só deve entrar em operação efetiva a partir de 24 de fevereiro do ano que vem, conforme determinação do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

Por Paulo Andrade

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