TERCA, 27/10/2020, 10:02

Londrina e região tem 14 escolas selecionadas para implantação do ensino cívico-militar

Pais são convidados a opinar se aceitam novo modelo sugerido pelo Governo do Estado

O governador Ratinho Junior anunciou nesta segunda-feira (26), no Palácio Iguaçu, que o programa de colégios cívico-militares será implementado em 215 colégios estaduais de 117 municípios de todas as regiões do Estado a partir de 2021. São 14 colégios selecionados na região metropolitana de Londrina.

A nova modalidade de ensino vai funcionar com gestão compartilhada entre militares e civis em escolas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. As aulas continuarão sendo ministradas por professores da rede estadual, enquanto os militares serão responsáveis pela infraestrutura, patrimônio, finanças, segurança, disciplina e atividades cívico-militares. Haverá um diretor-geral e um diretor-auxiliar civis, além de um diretor cívico-militar e de dois a quatro monitores militares, conforme o tamanho da escola.

As escolas selecionadas são: Fernando de Barros Pinto; Josemaría Escrivá;  Maria Helena Davatz; Tsuru Oguido e Vista Bela – em Londrina.  - C.E. Presidente Vargas em Bela Vista do Paraíso; E.E. Monteiro Lobato em Sertanópolis;   E.E. Ulisses Guimarães e Basílio de Lucca em Ibiporã;  - C.E. Prof. Francisco Villanueva  e - C.E. Presidente Kennedy em Rolândia;  C.E. 11 de Outubro,  C.E. Érico Veríssimo – Cambé e C.E. Antonio Raminelli em Cambé.

Os colégios foram selecionados pela Secretaria de Educação e do Esporte e haverá uma consulta à comunidade escolar a partir desta terça-feira (27) para oficializar a indicação. Um dos diferenciais é o aumento da carga horária curricular, com aulas extras de português, matemática e valores éticos e constitucionais, como informou a chefe do núcleo regional de ensino, Jessica Pieri.  

Por Guilherme Marconi

Comentários