Londrina está em epidemia de dengue. São mais de quatro mil casos confirmados
Secretaria de saúde investiga mais uma suspeita de morte pela doença. Ao todo, são seis investigações em andamento.
Segundo o último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, de janeiro até agora, foram 8841 notificações, 4343 casos confirmados, 1525 foram descartados e 2873 estão em análise. No boletim anterior, as confirmações estavam em 1663. Um salto de 2680 de uma estatística para a outra. Estado de epidemia é constatado quando a cidade registra 300 confirmações a cada 100 mil habitantes. Mas, Londrina está muito acima disso. Já são 762 casos confirmados a cada 100 mil pessoas. Ou seja, mais que o dobro, de acordo com o secretário Felippe Machado.
Mais uma morte está sendo investigada pela equipe do município. Trata-se de uma mulher de 59 anos, moradora da zona leste. Ela, que era cardíaca, procurou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas morreu antes de ser hospitalizada, como detalha a gerente da secretaria, Sônia Fernandes.
No total, seis mortes estão em investigação em Londrina. A maioria dos casos está na zona norte, seguida da região leste da cidade.
Com o início dos trabalhos dos funcionários, contratados por meio de teste seletivo, vai ter um novo espaço exclusivo para essa situação de epidemia da doença. No Centro de Convivência do Idoso (CCI) zona norte, o atendimento vai ser das 7h às 01h, todos os dias. A previsão é que eles comecem a trabalhar no dia 9 de março, como enfatiza o secretário de saúde.
A secretaria mantém unidades com atendimentos exclusivos para dengue. São elas, a UBS do Aquiles Stenguel, que atende a partir das 13h, de segunda a sexta; o posto da Vila Casoni, que atende de segunda a sexta, das 19h às 23h e aos sábados, das 7h às 19h; a UBS do Parigot de Souza, que atende no sábado, das 7h às 19h. De acordo com a secretaria de saúde, dos mil atendimentos que são feitos por dia nas UPAs, 40% são de casos suspeitos da doença.
Um novo mutirão, de recolhimento de entulhos e oferta de outros serviços, está programado para acontecer no conjunto Vivi Xavier, zona norte, neste sábado.