TERCA, 06/01/2026, 16:53

Londrina fecha 2025 com forte geração de empregos e recorde no apoio ao empreendedor

Balanço da Secretaria do Trabalho mostra criação de mais de 9 mil vagas formais e crescimento histórico no microcrédito e na Sala do Empreendedor

A Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda de Londrina apresentou o balanço das ações de 2025 com resultados considerados expressivos. Os dados mostram avanço na geração de empregos formais, no apoio ao empreendedorismo e na ampliação do atendimento à população. Até novembro, os números de vagas criadas já superam todo o desempenho de 2024.

A secretaria atua em áreas como intermediação de mão de obra, qualificação profissional, Seguro-Desemprego, microcrédito orientado, captação de vagas e atendimento na Sala do Empreendedor, com foco na inclusão produtiva e na geração de renda.

De acordo com o secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda, César Makiolke, em 2025, a Agência do Trabalhador registrou, em média, por semana, 214 atendimentos presenciais, mais de 540 encaminhamentos para vagas de emprego e 61 novas vagas cadastradas. Também foram feitos atendimentos virtuais, ações ligadas ao Seguro-Desemprego e à captação de cerca de 35 novas empresas por semana. De acordo com o Caged, Londrina criou 9.255 vagas formais até novembro, crescimento superior a 5% no mercado de trabalho. O resultado coloca o município como a 19ª cidade que mais gerou empregos no Brasil, a segunda do Paraná e a única fora de capitais ou da Região Metropolitana de São Paulo no ranking das 20 primeiras.

Outro destaque do balanço é a Sala do Empreendedor. Até setembro, foram atendidos mais de 6 mil CNPJs diferentes, com mais de 18 mil atendimentos. O índice de cobertura chegou a 14,3%, superando os anos anteriores e reforçando Londrina como referência nacional no atendimento aos pequenos negócios. O Microcrédito Orientado também teve crescimento significativo. Em 2025, foram mais de 130 operações, com liberação superior a R$ 1,6 milhão, quase o triplo do valor registrado no ano anterior. Segundo a secretaria, esse foi o melhor resultado da história do município nas operações de crédito junto à Fomento Paraná.

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários