Londrina inicia testes com ônibus elétrico no transporte coletivo
Veículo atenderá seis linhas durante 20 dias e tem como foco a mobilidade sustentável
Londrina iniciou uma fase de testes com um ônibus elétrico no transporte coletivo urbano da cidade. O veículo em teste é o modelo Azure A13BR, de fabricação chinesa, e tem capacidade para 80 passageiros, além de autonomia de 270 quilômetros. O ônibus vai circular em seis linhas diferentes durante 20 dias, entre 6h e 19h30.
De acordo com Fabrício Bianchi, Presidente da CMTU, o objetivo é avaliar a viabilidade da tecnologia como alternativa sustentável e, ao mesmo tempo, conectar pontos estratégicos da cidade, como rodoviária, aeroporto e shopping centers, com especial atenção ao atendimento de turistas.
Bianchi ressaltou que durante esse período de testes, a cidade não terá custo para ter o novo ônibus e fez questão de lembrar da situação econômica do transporte público londrinense.
O ônibus elétrico possui 13 metros de comprimento, piso baixo, rampa de acessibilidade, ar-condicionado e motor de 350 kW. Durante os testes, serão analisados fatores como autonomia, tempo de recarga, desempenho no trânsito urbano e conforto para os passageiros.
As linhas atendidas durante a fase de teste serão a 213 (Catuaí Shopping), 228 (Anel Central), 108 (Albatroz), 109 (Rodoviária), 446 (Milton Gavetti/Norte Shopping) e 305 (Campus UEL).
No Brasil, veículos semelhantes já estão em operação em São Paulo, Goiânia e Belém, além de cidades paranaenses como Curitiba e Cascavel. Em Londrina, o ônibus vão circular até o dia 10 de setembro.