Londrina perde selo de transparência e cai no ranking do TCE
Município despenca da 18ª para a 62ª posição; Observatório cobra explicações da prefeitura
Londrina caiu da 18ª para a 62ª posição no Índice de Transparência da Administração Pública do Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) em 2025 e perdeu o Selo Diamante conquistado no ano passado. O município ficou atrás de cidades como Maringá, Apucarana e Ibiporã.
Segundo o assessor jurídico do Observatório de Gestão Pública de Londrina (OGPL), Gabriel Alcântara, a transparência é uma obrigação constitucional e essencial para o controle social.
O resultado preocupa o OGPL, que vai oficiar a prefeitura para pedir explicações e cobrar medidas corretivas. O Observatório também deve acionar o Conselho Municipal de Transparência e espera que Londrina retome o padrão de excelência em 2026.
A expectativa do TCE é que essas informações sejam fáceis de encontrar e entender. A queda na pontuação reflete uma perda de qualidade na usabilidade e na clareza do portal oficial, tornando a navegação menos intuitiva para o cidadão comum.
O índice do TCE avalia não só a divulgação de dados, mas também a facilidade de acesso a informações como medicamentos, vagas em creches e decisões de conselhos.