SEGUNDA, 20/09/2021, 17:55

Londrina registra maior temperatura do ano com 37 graus

Sem previsão de chuva para próximos dias, seca se intensifica na região e acumulado do ano já apresenta déficit de 200 milímetros.

Mesmo com as chuvas da última semana, o clima em Londrina permanece quente e seco. Nesta segunda-feira (20), os termômetros marcaram 37 graus, às 15h, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). É a maior temperatura registrada neste ano, até agora.

A umidade relativa do ar também apresentou índices preocupantes, com possibilidade de chegar a apenas 23%, próximo ao patamar considerado emergencial pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O nível ideal gira em torno de 60 a 80%.

A meteorologista Angela Costa explica que este cenário é provocado por uma série de fatores, como a influência do fenômeno La Niña na região, além da estiagem prolongada que vive o estado. Ao longo deste ano, o déficit hídrico é de 200 milímetros.

Com a chegada da primavera, nesta quarta-feira, a expectativa é de que a situação melhore um pouco. A estação é tipicamente mais chuvosa, em relação ao inverno, mas, neste ano, os eventos devem ser irregulares, com a possibilidade de fenômenos severos, como chuvas de granizo e rajadas de vento. Ela avalia que a situação da seca no Paraná ainda deve demorar para ser completamente resolvida.

A meteorologista aponta ainda que a falta de chuva na região e as altas temperaturas, registradas mesmo durante o inverno londrinense, afetam diretamente a vida da população, tanto por problemas respiratórios, que são intensificados por conta do clima seco, como também com a alta no preço dos alimentos, que tiveram a produção prejudicada por conta da estiagem.

Segundo Angela Costa, a previsão para os próximos dias é de mais calor. De acordo com o Simepar, nesta terça-feira, Londrina pode chegar a 39 graus. Na quarta, um sistema com massas de ar frio alcança a cidade e reduz levemente as temperaturas, mas na quinta-feira, já voltam a subir, ultrapassando os 30 graus, pela tarde. Apenas no sábado há alguma possibilidade de chuva, mas em pequeno volume, apenas três milímetros.

Por Victor Assis

Comentários