SEGUNDA, 01/09/2025, 17:47

Londrina registra queda nas vendas do varejo em maio, aponta pesquisa da Fecomércio

O resultado foi impactado com a forte retração em móveis, decoração e utilidades domésticas

O varejo paranaense chegou ao acumulado de janeiro a maio com discreta alta de 0,26% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo a Pesquisa Conjuntural da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR).

De acordo com Rodrigo Schmidt, coordenador de desenvolvimento empresarial da Fecomércio PR, apesar da estabilidade no resultado geral, as regiões do estado avaliadas apresentaram desempenhos bastante distintos.

Ainda segundo o especialista, três importantes polos do interior registraram retração: Maringá (-3,92%), Londrina (-2,72%) e Região Oeste (-2,07%).

Em Londrina, o resultado foi impactado com a forte retração em móveis, decoração e utilidades domésticas (-30,26%), enquanto na Região Oeste o setor de materiais de construção (-13,85%) e livrarias e papelarias (-9,77%) puxaram a queda.

Na comparação com abril de 2025, o varejo paranaense avançou 2,48%. O maior crescimento foi registrado no Sudoeste (5,27%), com destaque para os setores de calçados, vestuário e tecidos. A Região Oeste também teve resultado expressivo (4,46%), seguida por Curitiba e RM (3,31%) e Maringá (0,79%). Em contrapartida, Londrina (-0,17%) e Ponta Grossa (-0,26%) tiveram pequenas quedas.

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários