SEXTA, 09/01/2026, 16:52

Londrina retira totens de segurança e aposta em monitoramento por inteligência artificial

Substituição faz parte do novo projeto de Cidades Inteligentes; município iniciará projeto piloto em parceria com o estado inspirado no modelo "Smart Sampa"

A prefeitura de Londrina informou que está retirando dos espaços públicos os totens de segurança da empresa Helper Tecnologia após o encerramento do contrato em dezembro do ano passado. Dos 12 equipamentos instalados pela gestão anterior, dois já haviam sido retirados em abril de 2025, restando dez, que agora deixam de operar.

Segundo o presidente da Londrina Iluminação, Renan Salvador, o modelo dos totens não está alinhado ao novo projeto de Cidades Inteligentes da atual gestão, que prioriza o uso de câmeras com inteligência artificial, integração de dados e maior cobertura territorial.

Sendo assim, a prefeitura de Londrina quer ampliar o "olhar" sobre a cidade por meio da tecnologia. O plano é espalhar câmeras de videomonitoramento não apenas nas ruas, mas também em praças, escolas e Unidades Básicas de Saúde (UBS). O objetivo, de acordo com o poder público, é reforçar a segurança pública, mas o projeto vai além: as imagens serão usadas para a zeladoria urbana.

Atualmente, Londrina conta com mais de 600 câmeras em funcionamento e novos sistemas já estão em implantação, inclusive em parceria com o governo do estado, por meio do Projeto Olho Vivo, em que, ainda em janeiro, a companhia iniciará a instalação do projeto piloto, utilizando o mesmo modelo tecnológico adotado no Smart Sampa, referência nacional em segurança inteligente.

A prefeitura ressalta que nenhuma área ficará sem monitoramento e reforça o compromisso com uma segurança pública moderna e baseada em tecnologia.

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários