Londrina tem 12 empresas em ranking das 500 maiores do sul do Brasil
A londrinense melhor colocada é a Cooperativa Integrada, que ficou no 50º lugar. Empresas do setor da construção civil e da área da saúde também foram destaque.
Doze marcas londrinenses fazem parte do ranking da Revista Amanhã com as 500 maiores empresas do sul do Brasil. O levantamento é realizado há 32 anos com o apoio técnico da PwC, uma das maiores multinacionais de consultoria e auditoria do mundo. O estudo, considerado o mais importante indicador regional de empresas do país, analisou o balanço das participantes ao longo do ano passado.
Para elaboração do ranking é utilizada uma metodologia especial e exclusiva desenvolvida pela parceria. Trata-se do VPG - Valor Ponderado de Grandeza –, que é o resultado da soma de 50% do patrimônio líquido, 40% da receita líquida e 10% do resultado líquido – lucro ou prejuízo – do exercício analisado.
Entre as londrinenses, a melhor colocada foi a Integrada Cooperativa Agroindustrial, que ficou na posição 50 nas categorias especiais Receita Líquida e Patrimônio Líquido. A empresa teve R$ 5 bilhões de faturamento no ano passado. O ranking também classificou as 100 Maiores do Paraná, com a Integrada aparecendo entre as 18 maiores empresas atuantes no estado. Em 2019, a cooperativa ficou na 20ª posição, e em 2020, na 19ª posição. O presidente da cooperativa, Jorge Hashimoto, destacou que a conquista reflete o planejamento da empresa para o médio e o longo prazo.
Ele também ressaltou a importância dos mais de 12 mil cooperados da Integrada na crescente dos resultados da empresa registrada ao longo dos últimos anos.
Além da Integrada, aparecem no ranking a Adama, na posição 61; a Belagrícola, na 62; o Grupo Plaenge, na 101; a A. Yoshii, na 149; a Companhia Cacique, na posição 154; a Sotran Logística e Transporte, na 181; a Conasa, na 199; a Uniprime, na 205; a Unimed Londrina, na posição 218; o Sicoob Ouro Verde, na 415; e a Fiação de Seda Bratac, na posição 426.
A CBN também conversou com o diretor executivo da Uniprime, Carlos Alberto Mascarenhas. A empresa é uma cooperativa de crédito da área da saúde e conta com mais de 42 mil cooperados e R$ 6 bilhões em ativos. Ele destacou que o resultado no ranking reflete o processo de expansão em execução na empresa ao longo dos últimos anos.