QUARTA, 23/12/2020, 17:32

Londrina tem melhor mês do ano na criação de vagas de trabalho

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados mostram que só em novembro cidade teve saldo positivo de quase 2 mil postos.

Os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o CAGED, divulgados nesta quarta-feira pela Secretaria Nacional do Trabalho, mostram que a cidade teve um aumento de 1.987 postos de trabalho apenas em novembro.

É a melhor marca do município em 2020 e para a Associação Comercial e Industrial de Londrina, ACIL, confirma a recuperação da economia local, iniciada em julho, depois de quatro meses seguidos de retração e mais de 7 mil vagas perdidas.

Só em abril, o destaque negativo do ano, foram quase 4 mil postos a menos.

O presidente da ACIL, Fernando Moraes, comemorou os números positivos do CAGED e avalia que essa retomada das contratações na cidade em novembro teve a contribuição, principalmente, da construção civil e do varejo, turbinado pela Black Friday e as compras de final de ano.

Apesar dos bons números de novembro, no acumulado do ano Londrina continua com um déficit de 415 postos de trabalho. A cidade teve desempenho pior que Arapongas, que registrou saldo positivo de 1.982 vagas; Rolândia, com 1.825 postos criados; e Maringá, que teve 652 vagas positivas.

Moraes avalia que os dados revelam a importância de Londrina ampliar sua matriz industrial, destaca Ponta Grossa como um bom exemplo desse fortalecimento do setor no estado, e diz que para isso a cidade precisa concluir seu Plano Diretor com urgência e melhorar a infraestrutura em alguns pontos.

No Paraná, o CAGED de novembro trouxe quase 30 mil novos postos. E no acumulado do ano, o saldo também foi positivo, com mais de 61.500 vagas criadas em todo o estado.

Comentários