TERCA, 16/03/2021, 18:39

Londrina tem saldo positivo de mais de 1.300 postos de trabalho em janeiro

Destaque na cidade para o setor de serviços e a indústria, que também apresentou bons resultados nos outros quatro municípios da Região Metropolitana avaliados. 

Os dados foram divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Caged, ligado ao Ministério da Economia, e segundo os especialistas na área são surpreendentes, já que janeiro, historicamente, não é um bom mês para a geração de empregos. E o saldo foi positivo no Brasil, no Paraná e também aqui na Região Metropolitana, que conseguiu criar nos cinco municípios pesquisados, quase 2.400 postos com carteira assinada.

Em Londrina, foram 1.333 vagas abertas em janeiro, com o setor de serviços, a construção civil e a indústria, nesta ordem, contribuindo fortemente para o saldo positivo, diz o economista e professor Marcos Rambalducci, coordenador do Núcleo de Pesquisas Econômicas Aplicadas da UTFPR, responsável pelo levantamento dos números do Caged aqui na região.

O economista explica ainda que os números de janeiro do Caged sempre mostraram uma tendência de redução no saldo, em função das férias coletivas na Indústria e do desligamento dos temporários no setor de Serviços e no Comércio, o que não ocorreu agora em 2021.

De forma geral, diz Rambalducci, os cinco municípios da Região Metropolitana registraram bons resultados. Destaque para Arapongas, com 354 novas vagas criadas, e para Cambé, que proporcionalmente à população teve os melhores números, com saldo de 318 postos no mês, principalmente na indústria, com 191 novas vagas, mais da metade do total da cidade.

Mas, o economista diz que foi um mês atípico e que ainda é cedo para dizer, por exemplo, se o saldo positivo dos empregos com carteira assinada vai se manter.

No país, o saldo positivo foi de pouco mais de 260 mil vagas em janeiro. No caso do Paraná, 2021 começou também com números animadores. Foram pouco mais de 24.300 postos com carteira assinada, o quinto melhor resultado do País e que representa quase 10% de todas as novas vagas criadas em todo Brasil.

Apenas São Paulo, com 75 mil postos, Santa Catarina, com 32 mil, Rio Grande do Sul, com 27 mil, e Minas Gerais, com 25.600, tiveram desempenho melhor que o do Paraná no primeiro mês do ano.

Comentários