SEXTA, 09/12/2016, 18:36

Londrina terá em 2017 mais de cinco mil vagas em meio período na educação infantil

Ainda assim, o déficit para o público de 0 a 3 anos está perto de nove mil. Secretária de Educação diz que toda a demanda pode ser zerada até a metade do próximo ano caso novos professores sejam contratados.

A partir do próximo ano, Londrina terá 5.768 novas vagas de meio período em creches municipais e filantrópicas para crianças de 0 a 3 anos. O anúncio foi feito na sexta-feira (09) pela secretária de Educação, Janet Thomas. A decisão havia sido debatida com entidades como o Conselho de Educação da cidade, o Ministério Público e a Defensoria Pública do estado. De acordo com a secretária, a pasta precisou escolher entre “não ter vagas ou ter muitas vagas em meio período”.

Os pais que já inscreveram seus filhos na lista de espera e se encontram em situação social vulnerável terão prioridade na hora da matrícula. Janet Thomas explicou ainda que os alunos que atualmente têm aulas em período integral só irão sofrer alteração na carga horária se mudarem de escola.

Por outro lado, a própria secretaria calcula que passa de 8.600 o número total de vagas que faltam para o público de 0 a 3 anos. A secretária apontou que esse déficit pode ser zerado até julho de 2017 caso professores já aprovados em concurso sejam contratados pela administração do prefeito eleito Marcelo Belinati (PP). Janet, no entanto, não soube dizer quantos novos profissionais seriam necessários, pois, conforme ela, a demanda tem aumentado mensalmente.

Diversos pais começaram a procurar a Justiça para conseguir vagas para seus filhos nos centros de educação infantil. Porém, para a titular da pasta, esse tipo de medida prejudica o planejamento da secretaria. Somente em 2016 foram mais de mil determinações judiciais.

As 5.768 vagas serão para os períodos da manhã e da tarde. A distribuição dos alunos em cada turno ficará a critério das creches.

Comentários