QUARTA, 26/05/2021, 19:35

Londrina vai intensificar ações de apoio à população de rua durante inverno, com Operação Noite Fria

Com objetivo de fortalecer proteção social, Prefeitura deve ampliar vagas em instituições de acolhimento nas próximas semanas.

Há menos de um mês para início do inverno, a Secretaria de Assistência Social está se organizando para a Operação Noite Fria, em que os trabalhos de apoio às pessoas que estão em situação de rua são intensificados na cidade, com ampliação do número de espaços para acolhimento.

A previsão é que a campanha entre em operação em duas a três semanas. De acordo com a secretária Jacqueline Micali, a pasta está se planejando para o início das ações, que deve contar com duas instituições para reforçar o atendimento da população com 40 novas vagas para homens e mulheres.

Ela explica que a iniciativa tem como principal objetivo fortalecer a proteção social. Durante os dias mais frios, as pessoas em situação de rua aceitam serem encaminhadas a uma instituição de acolhimento com mais facilidade.

A partir desta primeira etapa, em que a pessoa é acolhida em uma instituição, é possível fazer um acompanhamento e ajudá-la a encontrar novas oportunidades para superar a situação de rua. Jacqueline Micali considera que este é um dos fatores mais importantes da Operação Noite Fria.

Atualmente, Londrina tem cerca de 300 vagas disponíveis em instituições de acolhimento. Quantidade que vai ser ampliada durante a campanha. A secretária de Assistência Social lembra que a população pode ajudar as instituições que vão fazer parte da operação com doações, mas que é necessário entrar em contato diretamente com as entidades para contribuir.

Por Victor Assis

Comentários