SEGUNDA, 22/08/2022, 17:57

Mais de 2 mil eleitores de outras cidades pediram o voto em trânsito para Londrina

Com grande procura dos últimos dias, Justiça Eleitoral teve que definir mais três locais de votação, todos na área central da cidade.

No início do cadastramento, que terminou na última quinta-feira, a única opção era o Colégio Vicente Rijo, na rotatória da avenida JK com a Higienópolis. Mas, com a grande procura dos últimos dias, a Justiça Eleitoral teve que aumentar os locais para o voto em trânsito em Londrina. Agora, além do Vicentão, também vão receber os 2.084 eleitores de fora da cidade que se cadastraram, o Colégio Estadual Marcelino Champagnat, o Senac da rua Raposo Tavares, na área central, além do Colégio Universitário. 

Apenas as capitais e os municípios com mais de 100 mil eleitores têm o voto em trânsito para quem estiver fora de seu domicílio eleitoral no dia 2 de outubro. São duas possibilidades. Quem estiver dentro do mesmo estado, por exemplo, pode escolher presidente da República, governador, senador, deputado federal ou estadual. Mas, o eleitor que estiver em outra Unidade da Federação pode participar apenas da escolha do próximo presidente.

Em entrevista à reportagem da CBN, o coordenador da Central de Atendimento ao Eleitor de Londrina, o juiz Maurício Boer, disse que a procura pelo voto em trânsito surpreendeu e aumentou bastante em relação a 2018.

No caso dos londrinenses que pediram para exercer seu direito de votar em outra cidade, foram 980 cadastros. Além de Londrina, outros 11 municípios paranaenses também terão o voto em trânsito, entre eles Curitiba, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel.

Em relação aos testes nas urnas eletrônicas, o coordenador da Central de Atendimento ao Eleitor de Londrina explica que eles seguem sendo realizados e devem ser concluídos até meados de setembro.

O voto em trânsito para quem está fora do país não é possível. Mas, o eleitor que tem o título cadastrado no exterior e estiver no Brasil no dia da Eleição pode pedir para participar do pleito.

O primeiro turno das Eleições 2022 será no domingo, 2 de outubro. E o segundo turno, para presidente ou governador, se necessário, está marcado para 30 de outubro.

Comentários