TERCA, 10/01/2017, 19:16

Mais de 30 anos de história de Londrina em apenas quatro segundos de animação

Em sequência de 33 imagens feitas ano a ano, ferramenta do Google permite ver como e pra onde a cidade cresceu. 

É quase uma viagem no tempo. Um passeio que começa na Londrina de 1984, com pouco mais de 300 mil habitantes, e chega até a metrópole de quase 600 mil habitantes do ano 2016. A ferramenta de vídeo do Google Earth permite ver as mudanças na superfície terrestre ao longo dos últimos 33 anos. E no caso de Londrina, as mudanças foram muitas. A Professora de Planejamento Urbano da UEL e da Unifil, Elisa Zanon, diz que com a ferramenta é possível perceber exatamente como e pra onde a cidade cresceu.

É só pesquisar a cidade e começar a explorar. Também é possível criar um tour se deslocando de uma cidade para outra ao longo dos anos.

A ferramenta usa fotos de diversos satélites tiradas anualmente e editadas em sequência. Elas acabam formando o que se chama de video timelapse. E ajuda cientistas e pesquisadores e jornalistas a detectar mudanças, mapear tendências de crescimento e avaliar diferenças na superfície terrestre de um ano a outro. A professora  revela que começou a usar a ferramenta com os alunos desde que ela foi lançada.

A professora diz que fica fácil perceber no vídeo o crescimento inicial da cidade no sentido leste-oeste, por conta da BR 369, e a mudança em direção ao norte, já nos anos 80.

Para a professora, o ideal seria que um novo vídeo, feito daqui a 33 anos, revelasse uma cidade com menos espaços vazios e mais integrada.

Para assistir o vídeo da evolução urbana de Londrina nos últimos 33 anos basta pesquisar por Google Earth Timelapse .

Comentários