SEGUNDA, 26/07/2021, 07:10

Massa de ar polar chega ao sul do país e derruba as temperaturas durante toda semana

Onda de frio deve ser a mais intensa dos últimos 20 anos, com chance de nevar nas áreas mais altas da região. Para o norte paranaense, previsão do Simepar é de temperaturas próximas de 0º e geadas ainda mais fortes que na última frente fria.

Uma das mais fortes ondas de frio a atingir o país nas últimas décadas. As projeções dos principais órgãos de meteorologia, inclusive o Simepar, indicam que a massa polar deve chegar à região entre a terça e a quarta-feira e derrubar as temperaturas até o fim da semana.

Em alguns pontos da região sul, por exemplo, elas vão despencar e ficar abaixo de 0ºC, com possibilidade de neve nas áreas mais altas. Na paranaense General Carneiro, na divisa com Santa Catarina, ela também pode chegar no fim da semana.

O meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar, diz que a frente fria deve trazer um pouco de chuva para algumas regiões do estado na terça-feira. No rastro dela, chega a massa de ar polar e ai sim as temperaturas caem drasticamente, com chance de chegar perto de zero grau aqui na região norte.

No norte do estado, explica o meteorologista, a previsão é de geadas mais intensas que na última onda de frio, com três a quatro dias de temperaturas bastante baixas, mas as previsões devem ser atualizadas neste início de semana.

O meteorologista diz ainda que a última vez que uma massa polar com essa força chegou ao país, foi há mais de 20 anos.

Lizandro Jacóbsen diz que com a previsão de geadas para todo o estado, as lavouras do milho safrinha, que já registram uma quebra histórica de mais de 50%, devem sofrer ainda mais.

A massa de ar polar também deve avançar com força no Mato Grosso do Sul e São Paulo e manter as temperaturas bem mais amenas até em estados mais ao norte do país.

Por Marcos Garrido

Comentários