SEGUNDA, 27/11/2023, 07:05

Mercado de motos aposta em fim de ano aquecido

Com pagamento do 13º salário, juros menores e mais crédito, setor projeta até 15% de aumento nas vendas em relação a 2022.

Com o fim do ano chegando e parte do 13º salário já na conta, o comércio comemora. E nesse cenário de aquecimento nas vendas, típico dessa época do ano, o mercado de motocicletas da região de Londrina estima uma alta de até 15% nas vendas de motos zero km para o último trimestre, comparado ao mesmo período de 2022.

Rudney Doscher, diretor de Operações da Honda Blokton, rede de concessionárias líder de vendas na região, com duas lojas em Londrina e 23 no estado, explica que o setor vem numa tendência de crescimento nos últimos meses e a expectativa é vender mais de 2 mil novas unidades antes da virada do ano.

Além do 13º e dos modelos 2024, ele diz que outro fator que movimenta o mercado nessa época, seja na compra da primeira moto ou na troca por uma mais moderna, são os juros um pouco mais baixos.

A empresa deve fechar 2023 com mais de 8 mil motos vendidas em Londrina e outros 12 municípios, o correspondente a cerca de 10% do total comercializado em todo o estado. De janeiro a setembro, só em Londrina, foram 4,5 mil unidades.

Com 54% do mercado da região, a empresa diz que o perfil de quem compra moto por aqui é, principalmente, de pessoas que usam o veículo para se deslocar de casa para o trabalho e quase 80% acaba optando pelos modelos de baixa cilindrada.

Em outra concessionária da região com lojas em Londrina, Cambé e Arapongas, a Kallas Motos, a expectativa também é positiva, apesar de um 2022 ainda com reflexos da pandemia e do início de 2023 instável, explica o gerente da unidade londrinese, Paulo Sérgio Camparoto.

Entre janeiro e agosto deste ano, segundo dados divulgados pela Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores, foram emplacadas em todo o país pouco mais de 1.045.000 motocicletas e similares, número que representa uma alta de 21% em relação ao mesmo período de 2022.

Comentários