QUARTA, 12/10/2022, 10:00

Mesmo com dia chuvoso, em Londrina, fiéis participam de programação em celebração ao feriado de Nossa Senhora Aparecida

Santuário da Vila Nova teve grande movimentação, pela manhã. Expectativa é que cerca de 30 mil pessoas passem pelo local ao longo desta quarta-feira (12).

Mesmo com o dia nublado, em Londrina, fiéis participam de programação em celebração ao feriado de Nossa Senhora Aparecida. Após dois anos com restrições, o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova, em Londrina, pôde voltar a receber o público sem restrições para a Festa da Padroeira. Data que marca um importante momento de fé e devoção para os católicos.

Milhares de fiéis compareceram ao espaço para prestar homenagens a padroeira, na manhã desta quarta-feira (12). A expectativa da organização é que cerca de 30 mil pessoas passem pelo local durante o dia.

A dona Yolanda Sacho, aposentada de 70 anos, disse que a chuva não atrapalhou a visita ao Santuário e que percebeu diferença na movimentação, em comparação aos anos anteriores, durante momentos em que o número de casos da Covid, na cidade, estava maior.

O aposentado Leonildo Quaglio disse que ficou dois anos sem participar da Festa da Padroeira, no dia 12 de outubro, por conta da pandemia. Mas, neste ano, ele voltou a visitar o Santuário e aprovou a movimentação.

Alguns fiéis, inclusive, vieram de outras cidades caminhando, como um gesto de fé e agradecimento. O empresário de Ibiporã Paulo Rogério Pasqualeto, de 48 anos, foi um dos peregrinos, que partiu da cidade vizinha até o Santuário, na Vila Nova, nesta quarta-feira (12). Um trajeto de aproximadamente 16 quilômetros.

A programação da Festa da Padroeira teve início ainda em 1º de outubro. Ao longo destes 12 dias, diversas atividades foram realizadas, como a Novena a Nossa Senhora Aparecida, a carreata e benção dos carros, as Vésperas Solenes, a troca do manto e o Terço dos Homens. Quermesses também foram organizadas nos finais de semana que antecederam o feriado. 

Durante esta quarta-feira (12), sete missas são celebradas. A primeira delas, foi realizada às 5h. O padre Rodolfo Trisltz, pároco do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, destaca a importância da data como um momento de celebração ao caráter maternal da padroeira do Brasil.

A programação da Festa da Padroeira, nesta quarta-feira (12), contou ainda com consagração de crianças, após as 12h. No período da tarde, mais três missas são realizadas, às 13h30, 15h e 17h. As duas últimas serão celebradas pelo arcebispo Dom Geremias Steinmetz. Depois da missa das 17h, acontece a Procissão Luminosa e, por fim, a coroação de Nossa Senhora.

Além disso, este ano também é marcado pelo encerramento do Ano Jubilar do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Londrina.
 

Comentários