QUINTA, 26/11/2020, 16:50

Moradores fazem novo protesto contra falta de água na zona norte de Londrina

Pelo menos três bairros da região sofrem com o problema há uma semana.

Moradores dos jardins Barcelona, Santo André e Ana Terra, na zona norte de Londrina, fizeram um novo protesto nesta quinta-feira contra a falta de água que atinge a região já há uma semana. O abastecimento chegou a ser restabelecido na quarta-feira, mas o que saiu da torneira veio cheio de terra. Sem ter como resolver o problema, a Sanepar precisou fechar novamente os registros. Durante a manifestação, os participantes atearam fogo em pneus e pedaços de madeira e impediram o vai e vem de veículos na última rua do bairro. Eles também exibiram recipientes cheios da água amarronzada, completamente sem serventia.

A maior parte das famílias desabastecidas é composta por mulheres e crianças pequenas, que estão tendo que tomar banho no córrego que passa pelo fundo de vale. A vizinhança também precisou fazer uma “vaquinha” para comprar água potável para beber. A dona de casa Débora França participou do protesto desta quinta-feira e estava revoltada.

A também dona de casa Bruna Maciel mostrou durante a manifestação um ofício enviado pela Sanepar depois dela registrar uma reclamação pela internet. No comunicado, a empresa alegou que a região onde ela mora não registrava problemas de falta de abastecimento. Para a moradora, a resposta é uma afronta.

Em nota, a Sanepar confirmou os transtornos e disse que está trabalhando para resolvê-los ainda esta semana. A empresa afirma que a falta de abastecimento foi causada por uma operadora de telefonia que, durante a instalação de postes na região, acabou danificando o encanamento. A companhia destacou que já notificou a empresa para os devidos ressarcimentos, e garantiu que vai limpar as caixas d’água dos moradores que foram suja pela água cheia de terra. O telefone da Sanepar, para o cadastro das reclamações, é o 0800 200 0115.

Por Guilherme Batista

Comentários