QUINTA, 25/04/2024, 12:43

Mudanças nas secretarias do Estado devem ser anunciadas na semana que vem

Em Londrina, Governador Ratinho Junior (PSD) não adiantou nomes, mas interlocutores do governo antecipam cinco mudanças

O governador do Paraná Ratinho Junior deve anunciar mudanças no primeiro escalão até o final de abril, na semana que vem. Isso porque integrantes do Executivo que pretendem disputar as eleições de outubro precisam deixar os cargos até o dia 6 de maio.

A expectativa é de mudanças em cinco secretarias, segundo interlocutores do Palácio Iguaçu. O governador cita que além das saídas de três secretários que irão disputar cargo de prefeito ou vice, há alguns remanejamentos nas pastas.

O secretário de Cidades, Eduardo Pimentel (PSD), vai deixar a pasta para concorrer à prefeitura de Curitiba. Ele está na secretaria desde janeiro do ano passado. O nome que vai substituir Pimentel na pasta também não foi oficialmente definido.

Pelo mesmo motivo, o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge, deve se desvincular do cargo para compor a chapa pelo partido Novo como vice-candidato à prefeito na corrida na capital.

O secretário Marcelo Rangel (PSD) deixa a Secretaria Estadual de Inovação, Modernização e Transformação Digital para concorrer à prefeitura de Ponta Grossa. Como é deputado estadual licenciado, ele retorna à Assembleia Legislativa, sem impedimento de concorrer ao cargo, mesmo sendo parlamentar.

Com seis anos na função, o atual secretário da Fazenda, Renê Garcia Júnior, vai deixar o cargo e deve ir para o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).  Quem deve assumir a Secretaria Estadual da Fazenda é Norberto Ortigara, que está atualmente à frente da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento (Seab). O substituto na Seab também não foi anunciado. 

Por Guilherme Marconi

Comentários