SEGUNDA, 16/09/2019, 06:40

Museu Histórico de Londrina completa 49 anos nesta quarta-feira

Apesar do acervo que reúne mais de 1 milhão de itens o espaço funciona com falta de profissionais há anos e mesmo assim nunca deixou de atender ao público.

É quase meio século de uma história que conta e guarda histórias de uma região que já foi conhecida como a capital do café.

O prédio já foi a Estação Ferroviária e depois de revitalizado transformou-se na sede de itens e registros da memória de Londrina. O Museu Histórico de Londrina faz 49 anos nesta quarta-feira, dia 18 de setembro.

As atividades iniciaram em 1970, nos porões do Colégio Hugo Simas e de lá pra cá reúne mais de 1 milhão de itens no acervo.

De acordo com a diretora do Museu, Edméia Aparecida Ribeiro, o local ainda é, em meio a tanta tecnologia, um espaço de consulta para milhares de estudiosos de todas as áreas. Local de pesquisa e de memórias, de histórias e de trajetórias.

Ainda de acordo com Edméia, apesar das riquezas incontáveis que o acervo reúne os profissionais que atuam no espaço são poucos. Há anos que o Museu trabalha com número bem reduzido de servidores, mas nunca deixou de atender ao público.

O espaço que já contou com 20 servidores hoje tem menos de 50% desse número.

O Museu conta com Galeria Histórica, Galeria de Mostra Temporária, Setor de Biblioteca e Documentação, Secretaria e Diretoria.

São quase 12 mil metros quadrados de muita bagagem cultural.

Para celebrar o quase cinquentenário, o Museu vai realizar nesta quarta-feira as 7h30 da noite uma cerimônia para todos interessados, a entrada é de graça.

As visitas ao longo do ano monitoradas podem ser agendadas pelo telefone 3323-0082.

O horário de funcionamento é de terça a sexta-feira das 9h30 as 11h da manhã e da 1h30 as 5h da tarde.

O Museu fica na Rua Benjamin Constant, 900.

Por Bruno Carraro

Comentários