QUARTA, 22/07/2026, 09:58

Mutirão para retirada de cabos de telefonia removeu 370 quilos de fios obsoletos na terça-feira no Centro

Nesta quarta-feira (22), o serviço continuará em 66 postes da Rua Quintino Bocaiúva, centro, a partir do cruzamento com a Rua Prefeito Hugo Cabral. Podem haver interdições no trânsito para o serviço

A Copel fiscaliza a continuidade do mutirão de regularização de cabos de internet e telefonia na área central, em Londrina, que é realizado pelas 14 operadoras notificadas pela companhia.

Na terça-feira (21), 31 postes da Rua Paraíba e 10 da Avenida Paraná, ambas no centro, receberam a adequação nos fios de telecomunicações. A ação removeu 370 quilos de fios obsoletos, sendo 270 kg na Rua Paraíba e 100 kg no trecho da Avenida Paraná entre a Rua Prefeito Hugo Cabral e a Rua Pernambuco.

Nesta quarta-feira (22), o serviço continua em 66 postes da Rua Quintino Bocaiúva, centro, a partir do cruzamento com a Rua Prefeito Hugo Cabral.

Devido a previsão de chuva para a quinta-feira, a Copel antecipou o início do mutirão da Avenida Paraná para a terça, concluindo a primeira quadra do Calçadão de Londrina.

A Copel destaca que a responsabilidade pela manutenção da fiação de internet e telefonia é das operadoras, de acordo com normas estabelecidas em resoluções conjuntas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) sobre o compartilhamento de postes.

O responsável técnico pelo compartilhamento de estruturas de poste da Copel, André Sena, destacou que podem haver interdições no trânsito em alguns trechos onde o mutirão é realizado.

A força-tarefa conta com o apoio da Prefeitura de Londrina, por meio da Londrina Iluminação e da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), que disciplina o tráfego no entorno e garante segurança e agilidade ao serviço com os agentes de trânsito.

Segundo a Londrina Iluminação no primeiro dia do mutirão, sete operadoras compareceram e regularizaram seus cabos. No caso de não comparecimento da empresa, os cabos irregulares são removidos pela operação.

No total o serviço adequará 156 postes, e a Copel ressalta que a atividade ocorre somente com boas condições climáticas, no horário entre 9h às 11h30 e das 13h às 16h30. Casos de fiações que ofereçam risco à população podem ser comunicadas pelo telefone 0800 51 00 116.

Por Fernando Bianchi

Comentários