TERCA, 03/07/2018, 18:30

Novo sistema informatizado promete facilitar vida de consumidores que fizeram reclamações no Procon

Coordenador do órgão diz que prazo para resolver demandas, que levava em média 30 dias, deve cair pela metade e que novo sistema também vai representar economia de recursos para o Procon.

A novidade começou a funcionar na segunda-feira e até agora, cerca de 20 processos já estão cadastrados e tramitam no chamado Sistema Nacional de Informação e Defesa do Consumidor, o SINDEC. Elaborado pelo Ministério da Justiça, o sistema de informática foi cedido aos Procons de todo o país. Com ele, o consumidor vai poder acompanhar a tramitação da reclamação pela internet e, assim que o problema for resolvido, nem precisa ir até a sede do Procon para finalizar o processo.

O coordenador do Procon de Londrina, Gustavo Richa diz que outra vantagem do novo sistema é a agilidade. A expectativa é que as demandas sejam resolvidas muito mais rapidamente. Richa destaca que o prazo para resolver as demandas, que levava em média 30 dias, deve cair pela metade.

O coordenador diz que as empresas também não necessitarão mais mandar um funcionário até o Procon para receber as reclamações e com isso também vão economizar tempo e dinheiro. Segundo Richa, o sistema também permite a comunicação com outros Procons do país.

O coordenador destaca que o órgão realiza cerca de 200 atendimentos semanais e que a mudança vai significar uma grande economia de recursos, que podem ser reinvestidos em outras áreas do órgão.

Gustavo Richa ressalta que a reclamação precisa ser feita no órgão e que nesse momento o consumidor recebe um login e as orientações para acompanhar a tramitação do processo pela internet. Mais informações pelo telefone 3356-0047.

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