QUARTA, 12/12/2018, 20:56

Obras do Centro de Especialidades do Paraná estão paradas

A empresa abandonou a construção, que está 95% pronta. Mesmo assim, a governadora vem a Londrina para “inaugurar” o prédio.

A construção do Centro de Especialidades do Paraná (CEP), que fica ao lado do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar), na avenida Leste Oeste, está parada há 45 dias. Isso porque a construtora contratada pelo governo do estado pediu, no primeiro semestre, um aditivo retroativo ao contrato, alegando prejuízos. O pedido foi negado pelo Cismepar e por isso, a obra foi abandonada pela empresa.

De acordo com a assessoria de imprensa, o processo de retomada da obra está em andamento. Enquanto ele não é finalizado, não se sabe como será a continuidade da construção de 3500 m², que está 95% pronta. A expectativa é que, esgotados os trâmites legais, o Consórcio possa concluir a obra e colocá-la em funcionamento em pouco tempo - a estimativa é de dois meses de trabalho.

O Centro de Especialidades do Paraná tem 3,5 mil metros quadrados de área construída e vai abrigar os serviços de imagem e diagnóstico - como raio-x, tomografia, ressonância magnética, além dos atendimentos das redes de atenção: saúde do idoso, mãe paranaense (materno-infantil), condições crônicas, entre outros. Ele vai trazer mais qualidade de atendimento aos usuários do Sistema Únido de Saúde (SUS) dos 21 municípios que compõem o Consórcio e aumentar a capacidade de atendimento dos atuais cerca de um mil pacientes por dia para 1,5 mil diários.

Mesmo com a obra inacabada e sem mobiliário, a governadora Cida Borghetti vem a Londrina para inaugurar o prédio, que só deve começar a funcionar em março. Ao todo, o governo tinha a previsão de investir R$ 7 milhões e o prazo para finalização das obras era de 12 meses, a contar do início de 2016. Para mobiliar, a previsão era gastar R$ 1,7 milhão. O processo de licitação foi aberto para comprar os aparelhos e mobiliários, mas eles ainda não chegaram.

Por Claudia Lima

Comentários