QUINTA, 15/10/2020, 17:05

Observatório de Gestão Pública e Conselho de Transparência lançam cartilha contra as fake news durante as eleições em Londrina

Campanha tem o objetivo de orientar eleitores e candidatos a como procederem para impedir a disseminação de notícias falsas principalmente nas redes sociais.

Correntes de ódio. Informações caluniosas. Títulos tendenciosos e sensacionalistas. Ataques planejados e direcionados. O “arsenal” dos disseminadores de fake news em ambiente virtual é vasto e o cidadão precisa ficar atento. Ainda mais agora, com a ferramenta sendo amplamente utilizada num ambiente de campanha eleitoral. Pensando no tamanho do prejuízo que essa prática pode trazer ao processo democrático, o Observatório de Gestão Pública e o Conselho Municipal de Transparência e Controle Social lançaram, nesta quinta-feira, uma ação integrada para orientar eleitores e candidatos a como procederem para impedir a disseminação de notícias falsas principalmente nas redes sociais. A iniciativa envolve ainda a divulgação de cartilhas com orientações e uma série de informativos a ser publicada pelo Observatório no Instagram. A advogada Fernanda Moreli, voluntária do órgão e secretária de comunicação do Conselho de Transparência, destaca que, normalmente, as fake news são chamativas e trazem informações que, em nenhum momento, saíram em veículos confiáveis.

Ela ressalta, ainda, a importância de denunciar a prática caluniosa na Justiça Eleitoral, e, principalmente, não compartilhar as notícias mentirosas.

A campanha contra as fake news também vai contar com a exibição de duas “lives” no Instagram do Observatório. Na primeira delas, marcada para o próximo dia 22, a advogada vai conversar sobre o tema com o cientista política Mario Sérgio Lepri. Na segunda, no dia 5 de novembro, o tema da conversa envolve o debate político de forma plural e saudável. O Instagram do Obvservatório de Gestão Pública é o @ogplondrina.

Por Guilherme Batista

Comentários