SEGUNDA, 12/02/2024, 07:00

“Operação Reestruturação” de auditores agropecuários impacta serviços no norte do Paraná

Por conta da mobilização dos servidores federais, só na região, 57 cargas de carne de aves ficaram paradas aguardando parecer dos técnicos

Servidores do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) iniciaram, na última semana, uma mobilização para reivindicar a reestruturação da carreira e melhores condições de trabalho. Os auditores fiscais federais agropecuários (affas) são responsáveis por garantir a saúde animal, a sanidade vegetal, a qualidade e a segurança dos produtos que chegam até o consumidor final.

A “Operação Reestruturação”, segue até que o governo apresente uma proposta aos servidores contemplando as demandas da carreira.

A mobilização dos auditores fiscais federais agropecuários já têm reflexos perceptíveis. No norte do estado, os municípios de Santo Inácio, Jacarezinho e Jaguapitã somaram 57 cargas de carne de aves aguardando parecer dos técnicos.

O Auditor Fiscal Federal agropecuário, Roberto Siqueira Filho, que atua na região de Londrina, no Paraná., espera que as reivindicações sejam atendidas até o dia 15 de fevereiro.

Neste período, atividades essenciais de defesa agropecuária seguem sendo cumpridas, como o diagnóstico de doenças e pragas previstas em programas de controle do Mapa; a emissão de Certificado Veterinário Internacional para viagem de pets; e a vistoria de cargas vivas e perecíveis.

O movimento dos auditores impacta a atividade de fiscalização em portos, aeroportos e regiões de fronteira do estado, comprometendo a liberação de cargas nestes locais. A liberação de certificados e mercadorias vai respeitar o último dia de prazo previsto em normas do Mapa, mas os auditores agropecuários informam que não vão cumprir horas extras não remuneradas.

Por Guilherme Marconi

Comentários